segunda-feira, 23 de março de 2009

Sejam muito bem vindos a meu e seu blog.

UM NOVO CONCEITO

Talvez você esteja acostumado a estudar história de uma maneira errada que talvez tenha sido passada para você desde a época do ginásio.

Muitos de nós quando pensamos em história o que nos vem à cabeça são fatos, cronologia, nomes de heróis e figuras importantes na história.

Se você aprendeu a estudar história desse jeito, nós vamos mudar um pouco seu conceito e apresentar um novo tipo de abordagem muito mais ampla e útil para seu aprendizado, uma abordagem que se preocupa mais com as transformações que se operam no processo histórico, em particular nas estruturas da sociedade.



Fatos, cronologia, nomes serão até certo ponto importantes em nosso estudo, porém, iremos trabalhar com essa história nova, que os examinadores estão pedindo nos vestibulares.

O estudo da História é importante porque nos dá condições de entender as estruturas econômicas, sociais, políticas, religiosas, ideológicas e jurídicas da sociedade em que vivemos.

A partir do estudo do passado podemos entender o processo de transformação da natureza, realizado pelo acúmulo de conhecimento dos homens, e que possibilitou mudanças substanciais no modo de vida da humanidade e no próprio homem, além de abrir horizontes de transformações em nossa sociedade.

O contato com civilizações e grupos sociais, que viveram em espaços e tempos diferentes do nosso, nos auxilia no sentido de apreendermos que as formas de produzir a sobrevivência variam na História.

Mas é justamente essa necessidade constante de adaptar e adaptar-se à natureza que nos torna animais diferentes dos demais.

Nós, homens, ao transformarmos a natureza, estamos produzindo cultura, portanto, criando sociedades que se estabelecem sobre critérios não meramente biológicos.

34 comentários:

  1. 1.Envolve a Religião e a Ciência, e a igreja não aprovava que a ciência lhe modificasse e se envolvesse;

    2.Ciência avançada e a Religião (igreja critica)

    Ana Luiza Leite 3º D manhã

    ResponderExcluir
  2. O filme envolve a Ordem Illuminati é uma associação animada por dois princípios: igualdade e justiça. Toda nossa manifestação é baseada nestas duas premissas que são geradoras de luz para a humanidade.

    claudia

    ResponderExcluir
  3. Estevão
    3º "E"
    Nº: 13

    lme é uma ótima historia que tem como o autor o escritor Down brow , que fala sobre a igreja católica , ciência , história e varios outros aspectos , fala tambem dos iluminates uma ceita que quer destruir a igreja romana com uma grama de ante-matéria que no caso é o suficiente para destruir o Vaticano e nesse contesto de ação a historia se desenvolve .

    ResponderExcluir
  4. Silvaneide Cardoso
    nº: 15
    3º E

    a sua primeira aventura o professor de simbologia em Harvard, Robert Langdon, é convidado a decifrar o estranho mistério que envolve a morte de um cientista do CERN (maior centro de pesquisa científica do mundo) e o seqüestro de membros da igreja católica em pleno conclave para a escolha de um novo Papa.
    Após o assassinato de Leonardo Vedra, um grande cientista e padre em seu local de trabalho, Robert Langdon é chamado ao CERN para investigar a estranha marca deixada pelo agressor em sua vitima, e em meio à investigação outro fato ocorrido, o roubo de uma bomba de antimatéria, é esclarecido e ao mesmo tempo torna-se um dos pontos principais da história, ao lado do seqüestro de quatro cardeais que eram os preferidos para serem o novo pontífice.

    ResponderExcluir
  5. silvaneide Cardoso
    Nº: 15
    3º "E"

    Anjos e Demônios, apesar do nome, um tanto quanto sugestivo, me parece ser um ótimos livro.
    O autor desta obra é o mesmo do O Código Da Vinci, Dan Brown.
    O livro deve ser no mesmo estilo do citado acima, e se for, o livro deve ser ótimo,
    Imagino que tenha uma carga cultural igual se não maior que O Código Da Vinci.

    ResponderExcluir
  6. camila
    Nº: 4
    3º "E"

    Anjos e Demônios, apesar do nome, um tanto quanto sugestivo, me parece ser um ótimos livro.
    O autor desta obra é o mesmo do O Código Da Vinci, Dan Brown.
    O livro deve ser no mesmo estilo do citado acima, e se for, o livro deve ser ótimo,
    Imagino que tenha uma carga cultural igual se não maior que O Código Da Vinci.

    ResponderExcluir
  7. 1 Questão:

    Bom,a religião religiosa é uma das religiões em que monstra um grande grau de historias envolvendo pessoas do passado e atuais também.também demonstra um sério vigor por parte de várias opiniões,impondo normas e técnicas primorativas.

    2 questão:

    Bom,já a religião cientifica é uma das religiões em que demonstra uma série de acontecimentos em que na maioria das vezes não são verdades,e sim,ficções por parte da história como um todo.

    Nome: Francisco Wagner Pereira Furtado Filho
    Série: 2 "I"
    Número: 22

    ResponderExcluir
  8. 1.eu entendi q as pessao era uma ganancia muito grandi pr poder ser o lider da igreja catolica ate chegava matar as pessoas.
    2)eu acho q foi a ganancia pr ser menbro da igreja chegava ate matar,mais nao foi uma historia muito boa nao.no fim da historia ele tambem morreu, quis mata as pessoa fazer o mol.isso cerve de esenpro para todos nos.

    nome:rosangela macedo m n_40 serie:2I tarde

    ResponderExcluir
  9. obs:apagou o texto


    1:o filme transportam para os sacrificios feitos no passado feitos no passado em nome da religião. de facto,o realizador não se coibiu de nos mostrar crueldade e o violência da forma mais chocante.

    2:o filme evolve a ordem illuminati é uma associação animada por dois principais igualdade e justiça todo iluminado e formador de a oferecer o máximo de si,para todos.

    diego raony sére 2 I
    aliana pereira n 18,12

    ResponderExcluir
  10. 1.Produza uma análise crítica sobre o filme envolvendo a questão religiosa e a científica.

    O filme retrata uma seita iluminate que tem como lema igualdade e justiça,tem em questão as ordens morais aos quais eles querem que a sociedade viva,cada um leva em conta principios seja ele religioso e cientifico alguns acreditam na ciencia ,como o todo outros como DEUS o centro do universo,mas poderemos dizer que cada um tem um livre árbitrio ao qual devemos respeitar, não o forçando por meios extremos.



    2.Quais os principais aspectos envolvidos no contexto do filme que trouxe uma significancia no conteúdo abordado ?

    Religioso:Igreja,Seita Iluminatte.
    Cientifíco:física anti-matéria(criação de um novo mundo uma nova ordem)
    Filosófico:por meio de perguntas que nunca podem ser explicadas mas a sempre uma dúvida uma vontade de descobrir.



    aluna:Maria Thaís de Oliveira Souza
    Nº:41
    série: 2º"H"

    ResponderExcluir
  11. 1-o filme mostra um grande confronto entre a igreja e uma sociedade secreta OS ILUMINATTE, essa sociedade está em busca da igualdade e da justiça. Eles sequestram os cardeais que tem mais chances de ser papa e provocam uma grande corrida contra o tempo. O filme trás muitas cenas brutais, mostra os sacrificios que os os ILUMINATTE faziam. Trás muitos mistérios a serem desvendados.
    2-Trás aspectos científicos, religiosos, filosóficos e históricos.

    Danielle Sousa Silva 2ºH
    nº 14. tarde

    ResponderExcluir
  12. 1.Produza uma análise crítica sobre o filme envolvendo a questão religiosa e a científica.
    o texto mostra que o vaticano não só mostraa igualdade mas tambem a justiça eos assasinatos que ocorrem e Robertlydon tem que desvendar esse misterio dos cardiais que sao assasinados cada um acredida em que quer acreditare devemos respeitar as crenças seja ela qual for.

    2.Quais os principais aspectos envolvidos no contexto do filme que trouxe uma significancia no conteúdo abordado ?
    religioso:igreja,seita iluminate
    cientifico:a fisica da anti materia
    filosoficos:as perguntas que não podem ser respondidas.

    aluna:irenice yasmim dos santos
    n:28
    serie:2 h

    ResponderExcluir
  13. 1°)O filme fala sobre a um pouco do iluminismo e como a religião influil na vidas das pessoas ao ponto de matar
    2°)O aspecto religioso e social

    Sergilânio Timoteo Gomes n°=39 3°"E"

    ResponderExcluir
  14. Isso e uma ficçâo, mais as mensaguem subliminares estao lá e aquela com menor capacidade critica acabam por absover informaçâo que no fundo esta incoberta.
    Mais a igreja deveria quem qr dizer mal dela e inventa uma historia q nada tem a ver com a real. Qual o verdadeiro objetivo deste Sr ??
    Sobre a mascara de u filme de ficçao vai fazendo uma teoria se divulguem, i ainda tem muita gente q leva isso a serio como aconteceu com o "Código Da Vinci".


    Francisco Edson| 2°H| N° 22

    ResponderExcluir
  15. 1ª QUESTÃO
    O Filme mostra um pouco da intriga entre a religião que acredita em hipóteses e a ciência em seus estudos que tentão comprovar. A ciência faz estudos em cima das hipóteses existentes e as vezes comprovão fotos diferentes dos existentes que vão contra as religiões isso gera uma "briga" entre RELIGIÃO x CIÊNCIAS.

    2º QUESTÃO
    O Filme é feito com base em realidades ciência,Religião,Historia e vários aspectos por exemplo a maquina mostrada no filme que é o acelerador de partículas que existe,a questão religiosa do vaticano que é relatado no filme e também dos iluminatis que faz parte da historia.

    NOME:Rafael Gomes Nº:38 SÈRIE:3ºC

    ResponderExcluir
  16. 1 -O filme relata o contraste entre religião e ciência, no qual os iluminatti usando recursos ciêntificos (uso de anti-matéria) tenta destruir o vaticano.
    2-CIÊNCIA (USO DE ANTI-MATÉRIA).HISTÓRIA (professor de simbologia).religião(igreja).
    pedro nº37
    romonellys nº40
    wesley nº11 3º 'c'

    ResponderExcluir
  17. 1. o filme relata a questão ciência e religião como rivais, mas deveriam unir-se buscando princípios morais sem esquecer de DEUS.

    2. os símbolos dos iluminatis e a questão dos ciêntistas produzirem a anti-materia.

    Izabel Maria da C. Cabral 3 "C"

    ResponderExcluir
  18. 1. O FILME RELATA DA CEITA ILUMINATT QUERER DESTRUIR A IGREJA POREM ERA TU UM PLANO DE UM MEMBRO DA IGREJA, A A IGREJA TEM A NIQUILADOS OS ILUMINATTS DO SECULO XVIII.
    2.

    ResponderExcluir
  19. Marques Rodrigues dos Santos junior.
    N.33 3 ano "C"

    1-desde o inicio da historia a religião sempre esteve em atrito com a ciência,a religião querendo predominar e dominar a ciência para que não avançasse,e a ciência tentando mostrar que é muito melhor e mais obvia,demonstrando que religião é algo que é abstrata,em relação ao filme vemos que a historia da igreja católica em toda sua historia não foi completamente perfeita,e a religião tentou tomar proveito da ciência,vemos que a igreja cátolica não pode tudo,e que a falhas,ambas as partes tentão estar na frente,e esse contrito vai pendura por muitos tempos.

    2-o proprio titulo trás uma abordancia sobre o assunto a ser tratado,"anjos e demônios,quem realmente são os anjos e quem são os demônos?!"
    o filme relata um pouco da historia e deixa aquela ponta do aiciberge,a demonstrado um pouco melhor do nos sabemos,diz um pouco da historia e traz nós a conhecer mais,vemos varias caracteristicas e nomes: como os iluminatis,como é a eleição de um papa,sobre os cardeais,como uma pessoa pode chegar a ser um papa,varias caracteristicas.

    ResponderExcluir
  20. o filme mostra que a religião queria ser superior a cientifica.E por isso ficou esse conflito entre eles.
    02-A FILOSOFIA A CIENCIA A FISICA.
    MARIA DAS GRAÇAS SANTOS CRUZ.
    3C.

    ResponderExcluir
  21. 1-Que o filme fala sobre uma seita que é inimiga da igreja católica com se ela fosse do mal.
    2-aspectos cientificos-Fala sobre o big-bang
    aspectos religiosos- Fala sobre a igreja catolica

    Nome: Henrique jorge
    francisco Jeferson

    ResponderExcluir
  22. nome-levid mesquita bandeira ;kamilla farias cavalcante.
    serie-1 "e"
    1-a ordem se propoe a levar o mundo a uma nova ordem e por isso conta com as forças matrizes da sociedade como um todo,nem por isso custe sua propria vida e auguns sacrificios foram feitos tudo por uma religião.
    2-as forças matrizes a vinculação e a verdade escrita no tempo chamado natureza a luta contra o tempo, sacrificio feito no passado em nome da religião,depois dos jogos em que estes trocam de papeis e se confundem até chegar no final.

    ResponderExcluir
  23. 1-EU GOSTEI DO FILME PORQUE ELE MOSTRA COMO ESTAMOS VIVENDO HOJE..........2-O FILME ENVOLVE ASSASSINATOS ETC.NOME Thamires- 1º E

    ResponderExcluir
  24. 1ª A igreja era contra a ciência, Galileu Galilei era um fisico, a igreja dizia que a terra era o centro do universo, mas Galileu contradizia a religião, dizia que o Sol é que era o centro do universo, então a igreja pregou Galileu numa cruz e o queimou vivo.

    2ª Ciência, Física, Química, História, Filosofia, Religião,Geografia, Anti-matéria, Astronomos.

    Aluno: Carlos Henrique Correia 08 3ºC

    ResponderExcluir
  25. 1ª- No filme há um tipo de desputa que ocorre devido o passado. A igreja condenou e sacrificou cientistas que não acreditavam na religião e sim na ciência. Devido a isso cientistas pretendem se vingar da igreja utilizando a anti-materia que tinha a capacidade de destruir todo o Vaticano. Ao desenrolar da história quatro cardeais são sequestrados por um cientista que pretende matá-los da mesma maneira que ocorreu com seus semelhantes no passado, o filme baseia-se em grande parte nesse assunto.

    2ª- Os aspectos envolvidos no texto tem relação com a física, química, história, filosofia, religião, etc

    Aluna: Aparecida Alves Xavier 05 3ºC

    ResponderExcluir
  26. 1º a igreja e ciência sempre se contradizem por questões de crenças, e no filme não foge o foco . a religião condena os iluminatti por não acreditar na presença de deus em todos os ramos . em contrapartida os iluminartti assassinam os cardeais com os quatro elementos naturais terra,água,fogo e ar demarcados em seus corpos.os mesmos utizam a antimatéria uma arma científica contra o principal orgão religioso o vaticano.

    Diego Brasilino dos Santos
    3º C

    ResponderExcluir
  27. 1- a ficção retrata o momento em que a Igreja Católica chama a atenção do mundo para si, com eleição do novo papa. A ciência avança com a manipulação de anti-matéria.
    A rivalidade entre a Igreja(poderosa) e a ciência( que abrange seus conhecimentos) está explícita.
    2- Os aspectos envolvidos no filme são quanto a História ( fatos ligados entre a Igreja Católica e os iluministas), Filosofia ( a fraqueza do homem), Química, física e Matemática( anti-matéria) e a Religião.

    Izabele Rocha 3º A

    ResponderExcluir
  28. 02-Trás aspectos científicos, religiosos, filosóficos e históricos

    ResponderExcluir
  29. 1-O filme retrata uma divergencia entre a igreja catolica e os cientistas(iluministas),onde a igreja católica mostra para o mundo a eleição de uma novo papa e enquanto isso a ciência produz uma anti-matéria constituida de ânions que pode destruir uma boa parte do Vaticano.


    2-Igreja Católica(muito rigida e severa com as suas leis e tambem muita crença dentro dela)e a ciência(o fato de não aceitar as crenças e leis da igreja católica e tambem o fato de ter produzido uma anti-matéria como forma de arma núclear)


    Felipe Andrade da Silva 2º"A"

    ResponderExcluir
  30. Josilânia 2°H N°36
    2-ENVOUVE CIÊNCIAS,FÍSACA,RELIGIÃO,E MUITO MISTERIO.

    ResponderExcluir
  31. Antonio Carlos N°08 2°H
    1-O FILME ENVOLVE A RELIGIÃO:O CRISTIANISMO.UMA SEITA QUER DESTRUIR A CIDADE DO VATICANO.ESSA SEITA É CHAMADA ILUMINATI;E TENTAM MATAR TODOS OS CARDEAIS QUE PODERÃO SER PAPA.
    2-O FILME ENVOLVE ESSENCIALMENTE RELIGIÃO;O CRISTIANISMO VERSUS CIÊNCIAS.E TAMBEM OUTRAS AREAS HUMANAS.

    ResponderExcluir
  32. 1º)o filme conta a história sobre a igreja católica e a ciência... que a igreja católica não aceita o que a ciência descobre como no caso da anti- matéria... Mostra também as coisas que acontecem dentro da igreja que a gente não ver...


    2º) Retrata a ciência, a historia, o pensamento e a critica....


    Jamille Dias 2º ano "H"

    ResponderExcluir
  33. DAIANE N°:13 2°"H"
    1ª-O filme trata de um assunto sobre igualdade e justiça,ele é baseado nessas palavras pra passar para as pessoas a questão de que todos são iguais que não existe ninguém diferente do outro,e que tambem existe justiça,mesmo quando demorada mais uma dia será feita.O filme foi uma forma de informar para as pessoas essa questão.

    2ª-Mesmo não sabendo quem estava por trás de todos os assassinatos,imaginavam que era uma pessoa quanto na verdade era outra,que de forma nenhuma eles imaginavam ser.

    ResponderExcluir
  34. 1:o filme transportam para os sacrificios feitos no passado feitos no passado em nome da religião. de facto,o realizador não se coibiu de nos mostrar crueldade e o violência da forma mais chocante.

    2:o filme evolve a ordem illuminati é uma associação animada por dois principais igualdade e justiça todo iluminado e formador de a oferecer o máximo de si,para todos.

    valclicio sousa da silva serie 3° d manha

    ResponderExcluir